sexta-feira, 30 de outubro de 2015

TESTE MÉTODO OLIVER VELEZ - PARTE II

 O DIA SEGUINTE 
Depois de um resultado tão expressivo como o de ontem (+88,50 pontos - clique aqui se ainda não leu a parte 1) , hoje estava ansioso para continuar o teste da metodologia adaptada do método do trader americano Oliver Velez no dolar futuro, só que hoje no contrato novo, o DOLZ15, e o resultado foi surpreendente mais uma vez.

O Panorama que faço antes da abertura apontava para um dia com maior probabilidade de queda que alta para o dolar, porém, como é último dia do mês e nesse caso há briga de interesses divergentes por conta do fechamento do Dolar PTAX, imaginei que num primeiro momento poderia haver uma tentativa de elevar o preço do dolar e que em determinado período do dia haveria a inversão dessa pressão.

 INÍCIO DO SEGUNDO TESTE 
Pois bem, o DOLZ15 abriu em gap de baixa com -20,50 pontos negativos em relação ao fechamento do dia anterior e deixou estampado logo de cara, no gráfico de 2 minutos utilizados pela metodologia do Oliver Velez,  um "long-legged doji", deixando claro que naquele momento reinava indecisão. Esse candle tem sua importância aumentada qdo ocorre nos extremos, ou seja, próximo a fundos ou topos. Como no caso estava mais para fundo que topo, um candle seguinte sendo de alta indicaria que o movimento mais provável seria para cima gerando entrada na ponta compradora. O candle seguinte das 9h02 foi de alta, e apesar do longo pavio acima do fechamento resolvi fazer entrada na ponta compradora 0,5 ponto acima do fechamento desse candle com stop 0,5 ponto abaixo da mínima do candle da abertura. O que foi feito no candle das 9h04 com compra nos 3869,50 e o stop inicial nos 3859,50.

Como os preços andaram a favor do trade, fui acompanhando e a cada novo fundo mais alto que o anterior fui subindo o stop conforme indicado no gráfico.

Desta vez fiz uma alteração no teste, adicionei posições a favor do trade. 

Como iniciei comprado, após cada novo fundo adicionei uma posição 0,5 ponto acima do fechamento do candle de alta posterior ao candle que marcou a mínima ou acima da máxima deste (como fica confuso entender assim deixei anotado no gráfico para facilitar a visualização).

E assim sucedeu até ser stopado no candle das 11h10 quando a mínima deste rompeu um fundo anterior utilizado como referencia de saída. Aqui cabe ressaltar que há uma diferença importante, pois no método do Oliver Velez, além do uso de médias móveis aritméticas, os traders fazem realizações parciais ou totais após determinadas condições de altas dos preços e no meu caso deixei para fazer toda saída tudo no stop. 

Como houve quebra da sequencia de topos e fundos ascendentes, passei então a procurar por ponto de venda no pullback da última pernada de queda , que foi curta. Nesse momento, me distraí e não identifiquei uma venda  (indicado no gráfico) e fiz então a entrada "atrasada" após a confirmação do rompimento de um fundo perdido. Isso foi no candle das 11h18 aos 3904,50 com stop inicial 0,5 ponto acima do topo anterior que estava nos 3918.

Conforme os preços andaram a favor do trade procurei por novos topos mais baixos para posicionar o stop. O que foi feito no candle das 11h26. Logo em seguida os preços se voltaram contra a posição e fui stopado nos 3901. 

Apesar do stop como não aconteceu mudança no padrão de topos e fundos descendentes, continuei procurando por um ponto de venda, o que aconteceu no ponto indicado como venda 2 no gráfico.

E seguiu-se o mesmo raciocínio de baixar stop a cada novo topo mais baixo. 

Quando fui stopado, como estava mais próximo da região de preços da abertura procurei por compra e após esta acionada apareceu oportunidade para adicionar posição conforme indicado no gráfico e na tabela resumo das entradas e saídas.


 GAME OVER 
O primeiro stop loss ocorreu no candle das 15h08 quando os preços mudaram de um perfil de com tendência para um perfil mais lateralizado, com swings curtos e topos e fundos próximos aos anteriores. Não sabia que isso iria ocorrer, mas já suspeitava que a metodologia funciona melhor em mercados com tendência, e esse pensamento ganhou força quando na sequencia fui stopado no loss mais duas vezes acionando o "Game Over" pra mim, pois tenho no meu plano que 3 losses seguidos para de negociar e vai pedir musica pro Tadeu (hehehe).


 RESUMO DA ÓPERA 
Se eu não me perdi, foram 7 trades sendo 3 compras com 7 adições de posições e 4 vendas com 1 adição de posição, 3 losses e 4 gains num total de +159,50 pontos de dolar.

Segue abaixo tabela resumo das entradas e saídas: 




Como era um teste, não respeitei a minha regra de não negociar na sexta-feira a tarde, mas o interessante é que o quadro reforça um pouco essa tese. Na metade da tabela com fundo mais claro está os trades do período da manhã que somaram 155,50 pontos e na parte mais escura da tabela os trades da tarde que adicionaram apenas 4 pontos ao resultado final e onde levei todos stops, deixando a pergunta no ar: vale a pena operar sexta-feira a tarde? O risco x retorno compensa?


 O GRÁFICO 
Abaixo o registro no gráfico de 2 minutos do DOLZ15.

 

Mais uma vez gostaria de agradecer ao André Machado e ao Oliver Velez por disponibilizarem o material e compartilharem o conhecimento.


 ESCLARECIMENTO 
Deixo claro que essa é uma metodologia "adaptada" e para conhecer a metodologia original do Mr. Oliver Velez pesquise aqui: http://tradercoach.com.br/  ou aqui http://ifundtraders.com/ .



***Link para Parte I do teste, clique no texto a seguir: http://lex10at.blogspot.com.br/2015/10/teste-metodo-oliver-velez.html

***Link para parte III do teste, clique no texto a seguir: http://lex10at.blogspot.com.br/2015/11/teste-parte-iii.html


... 

18 comentários:

  1. Boa tarde,

    Vc daria um treinamento tipo um coaching

    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edi.
      Me passe seu mail num post aqui mesmo para conversarmos a respeito.
      Mas fique tranquilo que não vou tornar publico seu mail.
      Abs
      :)

      Excluir
    2. Olá Lex, boa noite! Ainda pouco enviei uma DM para o seu twitter, acabei não sendo muito direto, mas o intuito seria questioná-lo se possui um treinamento/coaching voltado para o dolar.

      Excluir
    3. Olá Edi Silva, obrigado pela visita.

      Apesar de serem assuntos que me interesso (dolar/ensino) não realizo esse tipo de atividade.

      Abs,
      Lex.

      Excluir
  2. Olá Lex estou iniciando no dolar opero o mini pela Mycap que francamente acho ruim, o grafico deles não tem o periodo de 2 minutos ( que corretora voce sugere pra começar...XP, TOV, CLEAR ) outro assunto: não vi a data de seus trades no grafico em nenhum dos 3 testes, tentei achar por exemplo o valor da compra a 3,914 no teste 1 no dia 29 de Outubro, 30 Outubro e não vi aqueles valores o mesmo se repete no teste 2 e teste 3. Abs e grato pelos posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo.

      Se você estiver operando dolar no modo scalper ou daytrade, eu recomendo fortemente que opere não pelo HB, mas sim por uma plataforma tipo Profit, Tryd, Enfoque. Verifique na corretora onde vc tem conta se eles oferecem período de teste gratuito, teste todas e veja a diferença que é operar por plataforma qual você goste mais.

      Sobre a corretora, no início é importante ter custos "baixos", mas não abra mão de um bom atendimento. Todas corretoras e plataformas que usei apresentaram "problemas", mas o que faz a diferença é o atendimento e como resolvem esses percalços. Das corretoras que você citou, acredito que a TOV seja a que tem o custo de corretagem, margem para operar, custos de plataforma mais nesse perfil, se eu não estiver enganado. Pesquise antes de se decidir. Aqui um link para TOV GOLD: https://www.tov.com.br/tovgold.aspx . Caso conheça alguma outra com custo baixo e bom atendimento, por gentileza, me avise.

      Sobre a data dos trades, na parte inferior do gráfico aparece o dia, e cada barra tem 2 minutos. Como comentei nos posts, eu acompanhei o gráfico minuto a minuto e depois fiz o print da tela além dos comentários. Cabe observar que vc deve procurar no ativo correto. No primeiro teste foi o contrato DOLX15 e na parte 2 e 3 do teste foi no contrato DOLZ15, ok ?

      Abs.
      Lex.

      Excluir
  3. Lex voce poderia disponibilizar um link para esta video aula do Oliver que Andre lhe enviou?

    ResponderExcluir
  4. Olá Winfut,

    Primeiramente obrigado pela visita.

    Segue o link, onde vc terá que fazer um breve e simples cadastro para poder liberar o acesso. Não estranhe se demorar para ouvir a voz do Oliver Velez e para aparecer o gráfico... não me lembro exatamente onde começa, mas vc pesquisa lá: https://ifundtraders.omnovia.com/archives/251884

    Abs e bons estudos.

    ResponderExcluir
  5. Olâ. Continua testando o Método?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan, obrigado pela visita.

      Apesar de gostar dos conceitos de comprar depois que caiu, vender depois que subiu, ajustar tecnicamente os stops a favor do trade eu não testei mais o método do Oliver Velez, mas os utilizo (como ideia/conceito global) no meu "jeito" de operar.

      Não sei se você está sabendo ou se tem interesse, mas o próprio Oliver Velez dará um treinamento aqui no Brasil. Mais informações no site http://evento.tradercoach.com.br/ .

      Abs,
      Lex.

      PS.: Não ganho nenhum $$$ por essas indicações. Meu único pagamento é a possibilidade/satisfação de ajudar outros traders.

      Excluir
  6. Tem como fazer um setup de um robo com esse método?

    ResponderExcluir

Identifique-se e comente aqui