quinta-feira, 16 de julho de 2015

MERCADO DE AÇÕES AO REDOR DO MUNDO

Você já ouviu falar no índice ACWI ?

A MSCI (https://www.msci.com/our-story) uma empresa de research com mais de 40 anos em expertise nas áreas de medição de risco e de performance do mercado, voltada a investidores institucionais, ao longo de sua história lançou vários índices, dentre estes o ACWI (All Country World Index) que representa as empresas de médio e grande porte de 23 países/economias desenvolvidas mais 23 mercados emergentes, cobrindo aproximadamente 85% das oportunidades de investimento em ações ao redor do mundo.

Abaixo, um gráfico semanal do ACWI destacando uma divergência de baixa entre cotações e indicadores (MACD e IFR). Geralmente essas divergências tendem a sinalizar, com antecedência, um possível movimento contrário ao movimento vigente. Como neste caso vemos um movimento de alta, a divergência chama a atenção para uma possível queda, em nível mundial, do mercado de ações. 

Se vai ocorrer mesmo, teremos que aguardar, principalmente porque o momento atual está repleto de incertezas econômicas (p.ex.: bolha mercado acionário Chinês, aumento da taxa de juros nos EUA) e políticas (p.ex.: default Grécia, corrupção nas estatais brasileiras) e isso pode colaborar com essa suspeita, dependendo da forma como estes itens forem sendo conduzidos e solucionados. 

Só para ilustrar o momento da bolsa chinesa, a título de curiosidade, o índice P/L da bolsa brasileira está em torno de  12, da bolsa americana em 18 e da chinesa aproximadamente 100. Lembrando que, a grosso modo, um dos significados simples deste múltiplo é o tempo que levaria para um investidor ter o retorno do valor investido, mantendo as mesmas condições de hoje. No Brasil o investidor teria que aguardar em média por 12 anos, nos EUA por 18 anos e na China por 100 anos.

A ver...


    Fonte do gráfico: http://stockcharts.com/h-sc/ui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente aqui